sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Expedição Serra do Caparaó 2011

Com o lançamento do Projeto 10 Cumes do Brasil, escolhemos como nosso primeiro destino, a Serra do Caparaó, região montanhosa localizada na divisa dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, na qual estão localizados vários picos acima de 2.500m de altitude, inclusive o Pico da Bandeira e o Pico do Cristal, 3° e 6° pontos culminantes do Brasil respectivamente.
O Parque Nacional do Caparaó foi criado em 24 de Maio de 1961 a fim de proteger o ecossistema existente no entorno da Serra do Caparaó. Atualmente é administrado pelo ICMBio. Existem duas portarias de acesso ao parque, uma em ES e outra em MG, na cidade de Alto Caparaó.

1º Dia - Saída de Belo Horizonte

A viagem de ônibus entre Belo Horizonte e Alto Caparaó é realizada em duas etapas, a primeira pela Viação Pássaro Verde que faz o trajeto de BH para Manhumirim e a segunda pela Viação Rio Doce de Manhumirim para Alto Caparaó.
No dia 21 de Julho às 21:45 eu, Naiara e Luiz Henrique embarcamos em BH com destino a Manhumirim. A viagem entre BH e Manhumirim leva cerca de 6hs com duas paradas de 15min, uma em João Monlevade e outra em Realeza.

2º Dia - Chegada ao Camping Terreirão

Chegamos a Manhumirim às 04:00 e aguardamos na rodoviária da cidade até às 06:30, horário do primeiro ônibus com destino a Alto Caparaó.
Neste intervalo, chegou um ônibus do Rio de Janeiro, trazendo alguns aventureiros que também iriam para a Serra do Caparaó. Acabamos conhecendo o Dennis, carioca gente boa, que havia viajado sozinho do Rio para subir novamente o Pico da Bandeira. Neste momento, encontramos uma nova companhia para toda a expedição.
Às 06:30 embarcamos com destino a Alto Caparaó. A viagem entre Manhumirim e Alto Caparaó leva cerca de 1h.
Chegamos a Alto Caparaó às 07:30 e a temperatura na cidade era de 7°C.

Chegada na praça principal de Alto Caparaó

De Alto Caparaó até a portaria mineira do Parque Nacional do Caparaó são aproximadamente 4 km.
Ao longo deste trajeto observam-se diversos picos ao redor da cidade e várias placas informativas com os atrativos do parque nacional.

Placas informativas no caminho para a portaria do Parque Nacional do Caparaó

Após chegarmos à portaria do parque, confirmamos a reserva efetuada semanas antes, pagamos as taxas necessárias e seguimos caminhada rumo ao primeiro atrativo do parque, o Vale Verde.
Localizado a 800m da portaria do parque, o Vale Verde é um vale formado pelo Rio Caparaó, repleto de cascatas e poços naturais. O seu entorno é constituído por vegetações secundárias de Mata Atlântica.

Vale Verde, um dos atrativos da Serra do Caparaó

Após conhecer o Vale Verde, continuamos a caminhada pela estrada que liga a portaria do parque até o camping Tronqueira, primeiro camping no caminho rumo aos picos e o último acesso de carro dentro do parque.
Após 5 km de caminhada, antes de chegar à Tronqueira, fizemos uma parada na Cachoeira Bonita, com 80m de queda e localizada no Rio José Pedro, a 1.750m de altitude, sendo a divisa natural dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo.
Após conhecermos a cachoeira, seguimos para a Tronqueira, onde fizemos uma parada para lanche e descansamos um pouco. Às 14:00 saímos da Tronqueira rumo ao Terreirão, camping localizado no último platô antes do Pico da Bandeira e o qual passaríamos a noite.
Já na trilha que separa a Tronqueira do Terreirão, pudemos ter a primeira visão do nosso objetivo do dia seguinte, o Pico da Bandeira.

Vista do Pico da Bandeira a partir da trilha entre a Tronqueira e o Terreirão

Após 3,7 km de trilha a partir da Tronqueira, chegamos ao Terreirão e às 16:00 já estávamos com o acampamento montado. Lá encontramos vários outros aventureiros que também aguardavam a madrugada do dia seguinte para seguir até o Pico da Bandeira.
Neste mesmo dia, no final da tarde, pudemos observar um pôr-do-sol lindo, visto do acampamento.

Por do sol visto do acampamento Terreirão

Lanchamos e fomos dormir cedo, pois no próximo dia a previsão era acordar às 02:00 para começar a caminhada rumo ao Pico da Bandeira.

3º Dia - Pico da Bandeira e Pico do Cristal

Acordamos no sábado às 02:00. No camping a temperatura era de 0°C e o céu estava bem limpo, sem sinais de chuva. Tomamos um chocolate quente para esquentar e preparamos as mochilas. Com as mochilas prontas, fechamos a barraca e seguimos para a trilha.
Às 03:00 saímos do Terreirão com destino ao Pico da Bandeira, nosso primeiro destino.

Saída para o ataque ao cume do Pico da Bandeira às 03:00

Após alguns minutos de caminhada o tempo começou a mudar. Uma neblina forte, vinda do Leste, descia do Pico da Bandeira rumo ao nosso encontro.
Continuamos a caminhada rumo ao topo e além da neblina um vento forte começava a surgir.
A sensação térmica era congelante e após 1 hora e meia de caminhada chegamos ao topo do Pico da Bandeira, 3° maior do país com 2.892,0m de altitude.

Chegada ao topo do Pico da Bandeira

Ficamos aguardando o sol nascer até às 05:30 debaixo de um frio de -5°C.
Logo em seguida o mesmo surgiu entre as nuvens e pudemos vislumbrar um visual único e magnífico.

O nascer do sol entre as nuvens

O sol não ficou por muito tempo. Após alguns minutos as nuvens tomaram conta do céu novamente e o vento e a neblina voltaram fortes.
Às 06:30 saímos do Pico da Bandeira rumo ao Pico do Cristal.
Seguimos pela crista da Serra do Caparaó, passando pelo Pico do Calçado e, após 1 hora e meia de "escalaminhada", subindo e descendo pedras, chegamos ao Pico do Cristal, 6° maior do país com 2.769,8m de altitude.
O tempo que já não estava bom piorava a cada minuto. Chegamos ao Pico do Cristal já debaixo de chuva, e o vento forte e a neblina diminuíam a visibilidade a menos de 5m.
Ficamos poucos minutos no Pico do Cristal e como o tempo estava piorando, optamos por retornar ao acampamento pelo mesmo caminho de ida.
Às 13:00 já estávamos de volta ao acampamento. Toda a trilha de volta foi feita debaixo de chuva e ventos fortes.
No camping as barracas lutavam contra o vento para se manterem em pé.

Retorno ao acampamento Terreirão debaixo de muita chuva

Já na barraca descansamos até por volta das 16:30, mas o vento e a chuva não davam trégua.
Saímos da barraca e fomos conversar com outros aventureiros que estavam na proximidade. Vários já tinham desmontado acampamento e seguidos para o camping Tronqueira, localizado em altitude mais baixa e mais protegido contra as rajadas de vento.
Esperamos alguns minutos e, como o tempo não melhorava, optamos também por seguir para a Tronqueira.
Desmontamos acampamento e seguimos debaixo de chuva para lá.
Chegamos ao camping, montamos a barraca e fomos dormir cedo a fim de recuperar as energias.

4º Dia - O Retorno

Acordamos no domingo às 08:30, a chuva do dia anterior já havia passado e o tempo estava bom.
Na Tronqueira várias barracas disputavam por um lugar, com vários aventureiros que iriam realizar a subida até o Pico da Bandeira durante o dia.

Acampamento Tronqueira

Do mirante era possível ver as nuvens de chuva que haviam passado por nós no dia anterior e seguiam para o interior.

Vista do mirante do acampamento Tronqueira

Após o café da manhã, seguimos para o nosso último atrativo a ser visitado, o Vale Encantado, vale formado pelo Rio José Pedro, localizado a 500m da Tronqueira, o qual é formado por diversas cascatas, corredeiras e piscinas naturais.

Vale Encantado com bastante neblina

Às 11:30 saímos do Vale Encantado com destino a cidade de Alto Caparaó. Foram os últimos 10,5 km de caminhada da expedição.
Às 16:00 embarcamos e em Manhumirim nos despedimos do Dennis, que seguiria de volta ao Rio. Às 18:00 seguimos de volta a BH, já com saudades de todo aquele visual da Serra do Caparaó.

Mapa do caminho percorrido e pontos de referência